como construir um jardim de infância Waldorf

1º passo:


Crie o coração de sua iniciativa. Encontre-se regularmente com os amigos que compartilham a mesma intenção, para conhecer a proposta da Pedagogia Waldorf* de uma maneira que cria laços de amizade no grupo.

O ritmo semanal é o mais frutífero, pois é o mais fácil de ser colocado em prática. Ele traz bons resultados se o grupo consegue ser fiel ao compromisso assumido, mantendo o ritmo regular.

São quatro etapas que ajudam a colocar o ego de cada participante no seu devido lugar e facilitam o nascimento do EU do grupo:

1ª. Um membro do grupo lê em voz alta um parágrafo.
2ª. Todos os membros recontam, com forças unidas, o conteúdo do mesmo, até que todos concordam que é isto mesmo o que o autor escreveu. Nada mais e nada menos.
3ª. Agora é possível perguntar e responder. Todos os membros do grupo têm o direito de perguntar e responder.
4ª. Com forças unidas o grupo formula uma frase como resumo da essência do parágrafo. Esta frase é anotada no caderno do grupo.

No início de cada encontro, os resumos anotados são lidos, em voz alta, até chegar-se no novo parágrafo a ser trabalhado.

Assim o grupo pratica, em conjunto, a sua autoeducação que é a base para uma pedagogia humanizada e para o trabalho associativo na autogestão da comunidade escolar.

2º passo:
Entre no Curso de TransFormação do Educador. Esta caminhada existe para preparar todos os educadores, isto é, pais e professores, para uma prática pedagógica que se orienta pela compreensão do ser humano através da vivência da dignidade humana de cada indivíduo.

3º passo:
Inicie o seu projeto cuidando de um pequeno grupo de crianças em um contexto particular (por exemplo, na casa de um membro do grupo de amigos). Contrate um(a) tutor(a).

Tutoria para o trabalho associativo na autogestão do organismo escolar:
Margrethe Skou Larsen, veja contato.
Tutoria para o trabalho pedagógico:
entre em contato com a Federação de Escolas Waldorf no Brasil.

*Livro recomendado para o estudo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A CIÊNCIA ESPIRITUAL - Rudolf Steiner

"O raciocínio puramente intelectual e materialista se compraz em acreditar que não se pode penetrar no âmago das coisas senão por meio de conceitos abstratos; dificilmente admitirá que, para esse fim, as outras forças anímicas sejam pelo menos tão necessárias quanto o intelecto. Não se trata apenas de uma metáfora quando afirmamos ser possível compreender algo tanto com o sentimento e as emoções quanto com o intelecto." (R.S.)

Espaço Vivo - Euritmia Viva

Endereço: Rua Castro Alves, 167 - sala 101
(Quase esquina com Ramiro Barcelos)
 Independência - Porto Alegre

  • Facebook Clean Grey

© 2019 por Aline Pereira de Barros. Orgulhosamente criado com Wix.com

Tel: 051-99656-3531